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SCORE

SCORE® - Sistema de Comunicação e Ordenação de Resultados das Estratégias"Balanced Scorecard Eficaz"

O Balanced Scorecard foi proposto, após um projeto de pesquisa de 1 (um) ano com 12 (doze) empresas, por Robert S. Kaplan e David P. Nortom e publicado originalmente na edição de janeiro/fevereiro de 1992 da Havard Business Review. A idéia era apresentar um modelo que traduzisse os objetivos estratégicos de uma empresa num conjunto coerente de resultados de performance. Além disso, o método pretendia levar uma empresa ou unidade de negócio a se voltar tanto para a consecução de resultados no presente como para a criação de valor no futuro, através de atividades estratégicas. Os autores argumentam que a ênfase tradicional nas medidas financeiras não pode, por si só, comunicar, motivar, prever ou criar a performance futura..
Foi proposto então um conjunto de 4 (quatro) perspectivas de igual importância para avaliação da performance: financeira, cliente/ mercado, processos (internos) e inovação/ aperfeiçoamento.
Os próprios autores verificaram posteriormente que sua visão inicial foi ultrapassada por iniciativas que utilizavam o Balanced Scorecard como uma nova maneira de comunicar as estratégias e seus desdobramentos (ordenação), bem como se incorporaram várias outras perspectivas às 4 (quatro) originalmente propostas.
Nos conceitos do TQC japonês, com destaque para o "hoshin kanri", que significa "desdobramento das diretrizes", são utilizadas 5 (cinco) perspectivas: qualidade, custo, atendimento, moral e segurança (QCAMS).
Recentes considerações das empresas para com as questões ambientais e sociais acabaram impondo mais estas duas perspectivas (QCAMASA). Os critérios de excelência do Premio Nacional da Qualidade também podem oferecer perspectivas diversas.
O relatório do comitê temático da Fundação para o Premio Nacional da Qualidade ("Planejamento do Sistema de Medição do Desempenho Global") conclui que a divisão dos indicadores em perspectivas é necessária para explicitar as áreas de prioridade e o equilíbrio entre as partes interessadas, mas recomenda que a estratégia organizacional seja o critério da divisão.
Para solucionar eventuais dificuldades decorrentes do uso dos critérios de excelência da metodologia do Gerenciamento pelas Diretrizes e da necessidade de um conjunto de indicadores mais amplo, criamos o SCORE® - Sistema de Comunicação e Ordenação de Resultados das Estratégias, "Balanced Scorecard Eficaz".
Com este sistema a comunicação das estratégias para toda a organização, e a ordenação dos resultados conseguidos em todos os níveis gerenciais, tornam-se muito mais fáceis e rápidos.

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