VOLTAR

PROCESSOS

PROCESSOS®Metodologia de Gestão por Processos, Tarefas e/ou Atividades

Atualmente o vocábulo "processo" tornou-se comum na linguagem dos administradores. No entanto o entendimento de seu significado pode não ser exatamente o mesmo por todos os que o utilizam.

Nos conceitos do TQC japonês, processo é um conjunto de "causas" que leva a um ou mais "efeitos". Para uma melhor compreensão do conceito os japoneses criaram o "Diagrama de Causa e Efeito" (Diagrama de Ishikawa, Espinha de Peixe, Fatores de Produção, 6M, etc.). Dessa maneira pode-se dizer que uma organização é um grande processo e que dentro dela existem vários outros. Os processos não são um fim em si mesmos. De forma simplificada podemos dizer que "processo" é aquilo que produz os resultados que a organização entrega aos clientes.
Uma definição mais técnica pode ser: "processo" é um conjunto organizado de atividades correlatas que cria "valor".

Portanto é um grupo de atividades, não apenas uma. Também podemos dizer que enquanto houver causa e efeito, teremos um processo.
Normalmente as organizações são estruturadas por funções, em compartimentos estanques. Isto faz com que os gestores dessas funções tenham dificuldade em gerenciar a criação de valor para os clientes (tanto os externos quanto os internos). As unidades funcionais se sobrepõem aos processos, provocando enormes perdas de tempo, dinheiro e energia das pessoas. Hoje em dia o trabalho é cada vez mais complexo, e os processos passam a desempenhar papéis imprescindíveis, sendo o planejamento e controle de custos talvez o mais importante deles. A estruturação por funções sendo substituída por processos permite que não só os custos, como também outras perspectivas possam ser melhor e mais facilmente planejadas e controladas.

O PROCESSOS® se apresenta como uma metodologia para as organizações promoverem a gestão de processos e atividades de forma eficaz e eficiente, além de permitir conexão com outras metodologias ou sistema, como por exemplo Benchmarking, Balanced Scorecard, Reengenharia, Activit Based Costing / ABM, etc.

A finalidade principal do PROCESSOS® é orientar os passos das organizações na identificação e padronização de seus processos principais e de apoio, além de estabelecer o detalhamento dos mesmos em tarefas e/ou atividades componentes, de modo que os controles possam ser melhorados.

O uso da metodologia de PROCESSO® facilita muito a mudança de cultura da organização, no sentido de obtenção de resultados cada vez melhores.

................................................................................................................................................................................