VOLTAR

GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES

GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES

O Gerenciamento pelas Diretrizes é um sistema administrativo praticado por todas as pessoas da empresa, que visa garantir a sobrevivência da mesma frente à competição no mercado globalizado.
O Gerenciamento pelas Diretrizes é constituído por dois sistemas:

O Gerenciamento Funcional
Cuida da manutenção e melhoria contínuas das operações do dia-a-dia de uma empresa. É o Gerenciamento da Rotina do Dia-a-Dia.

O Gerenciamento Interfuncional
Cuida da solução de problemas prioritários da alta administração através do desdobramento das diretrizes e seu controle interfuncional. Tem como função olhar para o futuro da organização. É o gerenciamento estratégico, de responsabilidade da alta administração.

A implantação do Gerenciamento pelas Diretrizes depende dos seguintes pré-requisitos: Comprometimento da alta administração, bom sistema de coleta e análise de dados, elevada competência no Método de Solução de Problemas e um sólido Gerenciamento da Rotina.

O Gerenciamento pelas Diretrizes é um sistema voltado para atingir as metas que não podem ser atingidas pelo Gerenciamento da Rotina; para resolver os problemas crônicos e difíceis da organização, que apesar de muito esforço ainda não foram resolvidos; para resolver os problemas importantes e desafiantes que aparecem pela necessidade de sobrevivência da organização.

................................................................................................................................................................................