VOLTAR

GERENCIAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES(ACTIVITY BASED MANAGEMENT - ABM)

GERENCIAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES(ACTIVITY BASED MANAGEMENT - ABM)

Descrição
O Gerenciamento Baseado em Atividades utiliza a análise econômica detalhada de importantes atividades da empresa para melhorar as decisões estratégicas e operacionais. O Gerenciamento Baseado em Atividades aumenta a precisão da informação sobre custos através de uma associação mais exata dos custos operacionais com os custos indiretos para produtos ou segmentos de clientes. Os tradicionais sistemas de registro contábil distribuem os custos indiretos usando como base o custo direto da hora trabalhada, hora de máquina utilizada ou o custo do material.
O ABM associa os custos operacionais e os custos indiretos por atividade, os quais podem então ser direcionados para produtos ou clientes.

Metodologia
Os sistemas ABM podem substituir os tradicionais sistemas de registro contábil ou operarem suplementarmente. Eles requerem um forte comprometimento tanto da alta administração como de todos os empregados para ter sucesso. Para implantar um sistema que dará suporte ao ABM, as empresas devem:
· Identificar as atividades principais que são executadas;
· Identificar os direcionadores de custos por atividade;
· Agrupar custos operacionais e custos indiretos por atividade usando direcionadores de custos bem identificados;
· Coletar dados para as atividades necessárias (por produto/serviço e cliente);
· Distribuir custos para produtos/serviços e clientes (baseado no uso da atividade).

Utilização
As empresas usam o Gerenciamento Baseado em Atividades para:

Revalorizar produtos e otimizar o projeto de novos produtos
Os gerentes podem com maior precisão analisar a lucratividade pela combinação do custo baseado por atividade com a informação de valor (preço). Isto pode resultar na revalorização ou eliminação de produtos não lucrativos. Esta informação também é usada para aprimorar a estimativa de custo de novos produtos ou serviços. Compreendendo-se os direcionadores de custos os gerentes podem projetar novos produtos ou serviços mais eficientemente.

Reduzir Custos
Os custos baseados em atividades identificam os componentes dos custos operacionais e os direcionadores da variabilidade dos custos. Gerentes podem reduzir custo pela diminuição do custo de uma atividade ou o numero de atividades por unidade.

Influenciar as estratégias e o planejamento operacional
Implicações para implantação de um estudo de ABM inclui "metas de custos", medidas de desempenho para a melhoria continua, e alocação de recursos baseado na demanda projetada para o produto, cliente, e instalações. ABM pode também ajudar a empresa em considerar novas oportunidades de negócios ou desafios.

................................................................................................................................................................................