VOLTAR

REENGENHARIA DE PROCESSOS

REENGENHARIA DE PROCESSOS

Reengenharia de Processos envolve o redesenho radical dos processos mais importantes para atingir melhorias impressionantes em produtividade, ciclo de tempo dos processos e qualidade. Na reengenharia de processos as empresas começam com uma ficha branca de papel e repensa os processos existentes para fornecer mais valor para o cliente. Tipicamente adota um novo sistema de valor que estabelece um aumento de ênfase nas necessidades do cliente. As empresas reduzem a estrutura organizacional e eliminam as atividades improdutivas em duas áreas chaves. Primeiro, redesenha-se as funções organizacionais das equipes transversalmente. Segundo, usa-se tecnologia para melhorar a disseminação de dados e tomada de decisão.

Metodologia
Reengenharia de Processos é uma impressionante iniciativa de mudança que contem cinco passos principais:
- Refocar os valores da empresa nas necessidades do cliente;
- Reprojetar os processos principais, freqüentemente usando tecnologia da informação para possibilitar melhorias;
- Reorganizar os negócios dentro das equipes transversais com responsabilidade definidas para cada processo;
- Repensar as pessoas fundamentais e os problemas organizacionais;
- Melhorar os processos transversalmente na organização;

Utilização
Empresas usam a Reengenharia de Processos para melhorar substancialmente o desempenho dos principais processos que impactam os clientes. Reengenharia de Processos pode produzir os seguintes resultados:
· Reduzir custos e o ciclo de tempo do processo;
· Reduz custos e ciclo de tempo do processo suprimindo as atividades improdutivas e os empregados que as executam. A reorganização por equipes diminui a necessidade de níveis gerenciais, acelera o fluxo de informações, e elimina os erros e retrabalhos causados pela múltipla delegação;
· Melhorar a qualidade;
· Reduzir a fragmentação do trabalho e estabelecer claramente o proprietário do processo. Os trabalhadores ganham responsabilidade por seus resultados e podem medir seu desempenho baseado no feedback imediato.

................................................................................................................................................................................