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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Descrição
O Planejamento Estratégico é um processo abrangente para determinar como um negócio deveria ser e como isto pode ser melhor atingido. Estimar todo o potencial do negócio e explicitar os relacionamentos com os objetivos do negócio, para as ações e recursos necessários para atingi-los. O Planejamento Estratégico oferece um processo sistemático para perguntar e responder as questões mais críticas elaboradas pelo corpo gerencial da organização.

Metodologia
Um bem sucedido processo de Planejamento Estratégico deve:
· Descrever a Missão, Visão e Valores fundamentais da organização;
· Identificar alvos potenciais nas áreas de negocio e explorar os mercados observando as ameaças e oportunidades emergentes;
· Reconhecer as prioridades atuais e futuras dos segmentos alvo de clientes;
· Analisar os pontos fortes e pontos fracos da empresa em relação aos concorrentes e determinar quais elementos da cadeia de valor da empresa devem estar representados;
· Identificar e avaliar as várias alternativas estratégicas ;
· Desenvolver um modelo de negocio vantajoso que proporcionará um diferencial de lucratividade para a empresa em relação aos seus concorrentes;
· Definir as expectativas dos "stakeholders", estabelece-las claramente e direciona-las para os objetivos do negócio;
· Preparar programas, políticas, e planos para implementar as estratégias;
· Estabelecer o suporte da estrutura organizacional, o processo de decisão, os sistemas de informação e controle, e sistemas de treinamento;
· Alocar recursos para desenvolver as habilidades críticas;
· Planejar e responder as contingências ou mudanças ambientais;
· Monitorar o desempenho da organização;

Utilização
Os processo de Planejamento Estratégico são freqüentemente implementados para:
· Mudar a direção e desempenho do negócio;
· Promover discussões, baseados em fatos e dados, de políticas relacionadas às questões delicadas;
· Criar uma estrutura de trabalho comum para tomadas de decisões na organização;
· Instalar um apropriado contexto para decisões orçamentárias e avaliação de desempenho;
· Treinar os gerentes a analisar melhor as informações para tomarem melhores decisões;
· Aumentar a certeza na condução dos negócios.

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