VOLTAR

EVA(Economic Value Added)

EVA(Economic Value Added)

Por meio do EVA® (Economic Value Added) que em português significa Valor Econômico Adicionado, é possível medir com precisão e clareza o quanto vale uma empresa, a fim de identificar se a mesma está realmente agregando valor (riqueza).
Muito se tem falado sobre valor, pois os acionistas e investidores buscam informações e subsídios para investir seu dinheiro nas melhores e mais rentáveis opções, com menor risco possível. O EVA é uma ferramenta/metodologia capaz de medir se a empresa está criando ou destruindo valor e conseqüentemente deixando os investidores e acionistas mais ricos ou mais pobres. Essa ferramenta, portanto, tem sido assunto em evidência e amplamente discutido pelos chefes executivos do mundo dos negócios. O EVA® é uma ferramenta da gestão financeira que passa a fazer parte da empresa, promovendo uma nova cultura, desde os executivos até o "chão da fábrica", funcionando ainda como metodologia de remuneração variável para administradores, gerentes e demais empregados.

O EVA® é uma marca registrada pela Stern Stewart & CO, empresa de consultoria do EUA, que compreende uma ferramenta para avaliar o desempenho das empresas, dando suporte ao gerenciamento, orientando os administradores para as decisões de gestão e investimentos mais acertadas, redefinindo as estratégias rumo ao alcance dos objetivos empresariais traçados, sempre com foco em criar maior riqueza aos acionistas.
Por meio do EVA®, a empresa pode definir e manter a sua estrutura patrimonial para uma situação de criação de riqueza, pois permite-se conhecer todos os custos: tanto de capital próprio como de terceiros. Como pode-se dizer se uma empresa está ou não criando valor econômico, se não computa o custo de capital próprio? Por isso o EVA® pode ser utilizado para avaliar economicamente as empresas auxiliando na tomada de decisão. Isso permite que as empresas decidam por investimentos que agregam valor aos acionistas. Com o EVA® o valor da empresa pode ser planejado, constituindo-se em principal meta do plano estratégico da organização.

................................................................................................................................................................................