VOLTAR

CURSO DE GERÊNCIA DE BENCHMARKING



1. Objetivos:
Proporcionar aos gestores das áreas de responsabilidade da empresa os conhecimentos essenciais de gerência de benchmarking; preparar para a liderança do processo; mostrar como administrar as informações comparativas pertinentes, requisito fundamental para a obtenção de melhores resultados nos sistemas de avaliação com base no modelo Rumo à Excelência, utilizado pelos prêmios setoriais (Abradee) e estaduais. Enfatizar o processo de gerência e diferenciar o mesmo do processo usuário do benchmarking.
2. Perfil dos participantes:
Gerentes, superintendentes, coordenadores e supervisores, que tenham responsabilidade sobre atividades e processos empresariais, ou em cujas atribuições conste a obtenção de referenciais comparativos pertinentes, ou dados para o estabelecimento de objetivos e metas para os planos de ação de suas áreas. Útil também para os envolvidos com Relatórios de Gestão, para os prêmios setoriais e estaduais.
3. Carga horária: 8 horas. Pode ser ministrado em 2(dois) módulos de 4 horas diárias.
4. Local de realização: Disponível “in- company”, de acordo com a contratante.
5. Conteúdo programático:
- Definições fundamentais; papeis da gerencia
- Princípios, Códigos e Ética
- Benchmarking e Planejamento Estratégico
- Conceito do Passo Zero
- Referencial comparativo pertinente e benchmark
- Dez Pontos Importantes; erros comuns
- Gestão de Processos e Gerencia de Benchmarking
- Teoria da Contingência, Gestão do Conhecimento e Gestão da Informação
- Estabelecer, Apoiar e Sustentar um processo de benchmarking
- Como garantir melhores resultados
- Como atender aos pedidos de informação para benchmarking
- Manual de benchmarking
- Fatores críticos de sucesso do benchmarking
6. Período de Realização: a ser definido de comum acordo
8. Investimento: A combinar.
8. Informações adicionais: A TQM fornece apostila para reprodução pela empresa contratante, bem como os arquivos eletrónicos das apresentações em power point.
9. PLACAR: Este produto da TQM é um processo estruturado de benchmarking em 12 (doze) passos que será fornecido gratuitamente para a contratante. Pode ser disponibilizado na intranet.
10. Apoio Didático: a contratante fornecerá os equipamentos e instalações para a realização do curso, no local em que for mais conveniente. O material básico é composto de flip-chart, quadro branco, bloco para anotações, computador e projetor data-show.


................................................................................................................................................................................