VOLTAR

José Ailton Apresentação resumida

APRESENTAÇÃO
JOSÉ AILTON BAPTISTA DA SILVA

Formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, em 1969.
Atualmente é consultor em gestão pela TQM – Técnicas de Qualidade e Marketing Ltda., da qual é fundador e está conduzindo trabalhos nas áreas de gestão pela qualidade, planejamento estratégico, modelos de gestão, balanced scorecard, benchmarking, gestão por processos, padronização, gestão do conhecimento e sistemas informacionais.
Tem trabalhos de consultoria em modelos de gestão realizados na Escelsa (ES), Enersul (MS), Ceal (AL), Eletropaulo (SP), AESSUL (RGS), Coelce (CE), Ampla (RJ) e Ceb (Brasília). Estes trabalhos foram focalizados para a participação no Premio Abradee Qualidade da Gestão e Prêmio Nacional da Qualidade.
Na ABRADEE participou do comitê do Prêmio desde o início dos trabalhos, representando inicialmente a Escelsa e posteriormente também a Enersul, enquanto assessorou a presidência das empresas em assuntos de gestão.
Na FIPE/USP atuou como consultor do grupo de trabalho de benchmarking para o setor de distribuição de energia elétrica.
Na FUNCOGE (Fundação Comitê de Gestão Empresarial - RJ) atua como professor de Balanced Scorecard, ministrando cursos em convênio com a Universidade Mackenzie, Eletronorte, Furnas e Abradee.
No SETOR ELÉTRICO ministrou cursos, dentre outros, de benchmarking para a Cemar (Maranhão), balanced scorecard para a Ceal (Alagoas), Furnas, Eletronorte e Ceb, planejamento estratégico para a Ceee (Rio Grande do Sul), além de cursos de qualidade total e ISO na Escelsa e Enersul.
Conduziu trabalhos de consultoria para a AGEPAN, agencia reguladora dos serviços públicos do Mato Grosso do Sul.
Já realizou trabalhos para a Abradee, Bandeirante, Funcoge, jornais, rádio, prefeituras municipais e órgãos públicos.
Como engenheiro trabalhou na Escelsa (ES), Enersul (MS) e DNAEE (atual ANEEL, Brasília DF).
Tem ministrado cursos e palestras em empresas e em diversas instituições.
Atuou como professor de cursos de pós-graduação ministrados na Escelsa (ES) e Enersul (MS), empresas pertencentes ao grupo Energias do Brasil. Proferiu palestra em cursos de pós-graduação na Unilinhares e Univix, ambas no Espírito Santo. Como responsabilidade social é conferencista convidado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra em ciclos de estudos realizados pela seccional do Estado do Espírito Santo. Foi professor durante o curso de engenharia e de diversas matérias na Escola Técnica Federal do Espírito Santo.
Realizou palestras em diversas instituições e eventos sobre assuntos de gestão e motivação, muitas delas como ação de responsabilidade social.
Nos trabalhos de consultoria ministra cursos de curta duração e faz apresentações sobre os mais recentes avanços na área de gestão, qualidade, certificação, processos, melhoria contínua, padronização, e outros.
Foi coordenador do Grupo Especial para Assuntos da Qualidade – GEAQ, do Comitê de Gestão Empresarial (COGE).

CURSOS de PÓS-GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO:
1. Distribuição de Energia (Universidade Mackenzie )
2. Administração para Executivos (Universidade de São Paulo)
3. Gestão pela Qualidade (Universidade Federal do Espírito Santo).

APERFEIÇOAMENTOS PROFISSIONAIS
Cursos, seminários, congressos e estágios no Brasil e no Exterior: (Estados Unidos, Puerto Rico, Colômbia, Uruguai, Japão, Portugal, França, Inglaterra, Bélgica, Holanda e Rússia)

ASSOCIAÇÕES NA ÁREA DE GESTÃO

- Membro da American Society For Quality (ASQ)
- Correspondente da EFQM (European Foundation for Quality Management).
- Foi representante da Escelsa na EUBA (Electric Utility Benchmarking Association)
- Participante do Balanced Scorecard Colaborative
- Membro do Deming Network.

TRABALHOS EM SEMINÁRIOS E CONGRESSOS INTERNACIONAIS
• The 12th World Congress for Total Quality Management – Edinburgh, Escócia, 2007.
1. “Strategic Planning for the Public Service”
2. “Evolution of Japanese Program 5S to Brazilian Program 10S”

• X Fórum Internacional de Administração/IV Congresso Mundial de Administração – Coimbra, Portugal 2007.

3.“Planejamento Estratégico no Conselho Regional de Administração do Mato Grosso do Sul”

• 6th World Congress for TQM (Business Excellence) Saint Petersburg, Russia (2001)

4. “Self Assessment by Multi-levels”
5. “Continuous Education in TQM”

• The Fifth World Congress (The Naked Truth About Business Excellence)Sheffield –Inglaterra.2000

6. “Two Successful Cases in Brazilian Electrical Utility Companies (Escelsa/Enersul)”
Published as a Special Supplement to the Journal Carfax Publishing TQM in June 2000

• The Third World Congress for TQM – (Business Excellence Through Quality) Inglaterra.1998

7. “Efficacious and Efficient Management System”
(Trabalho incluído no Conference Proceedings, S 213, Vol. 9, Numbers 4-5, July 1998 www.carfax.co.uk/tqm-con8.htm).


PARTICIPAÇÕES EM SEMINÁRIOS/CONGRESSOS INTERNACIONAIS DE GESTÃO

• VIII Fórum Internacional de Administração- Lisboa- Portugal (2003)
• Knowledge Management Europe - Amsterdam- Holanda (2003)
• Knowledge Management Europe - Londres- Inglaterra (2002)
• 6th World Congress for TQM Saint Petersburg, Russia (2001)
• 2ª. Convención Iberoamericana de Gestion- Montevidéu – Uruguai (2000)
• European Foundation for Quality Mng Forum – Bruxelas – Bélgica (1999)
• Convention Europeenne de la Qualité – Paris – França (1998)
• Second World Congress for TQM – Sheffield – Inglaterra (1997)
• 48º. Annual Congress – A S Q – Las Vegas – USA (1994)
• Internacional Seminar on TQC – JUSE Tóquio – Japão (1993)



EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NA ESCELSA/ENERSUL
Vem atuando na área de Qualidade desde 1992, inicialmente como membro do Comitê Supervisor e posteriormente como Coordenador geral do TQC, ligado à presidência. Neste período introduziu os conceitos da Qualidade Total na empresa, atuando como instrutor e multiplicador interno e externo.
Preparou o Projeto de Implantação da Qualidade Total para obtenção de recursos da FINEP via PEGQ e orientou os “shake-down” e resolução de problemas, com a orientação do Prof. Falconi.
Deu consultoria interna, conduziu “workshops” e orientou grupos gerenciais e de empregados operacionais na utilização pratica dos conceitos da Qualidade Total. Está preparado também para trabalhar os conceitos ISO 9000 e Avaliação de Empresas pelos critérios do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ) e Prêmio Gaúcho. Foi instrutor da Fundação Christiano Ottoni da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e dos cursos externos promovidos pela ESCELSA na Universidade Federal do Espírito Santo e na ELETROBRÁS. Tem ministrado palestras sobre G.Q.T. em empresas elétricas e de outros setores de atividades.
Fez cursos de Lead Assessor pela PE - Batalas (Inglaterra) e de avaliador do Prêmio Nacional da Qualidade.
Tem colaborado com clubes de serviços (Rotary) e Escola Superior de Guerra, ministrando palestras sobre gestão pela qualidade.
Foi coordenador do Grupo Especial para Assuntos da Qualidade – GEAQ, do Comitê de Gestão Empresarial (COGE).
Foi membro do grupo de trabalho do Prêmio ABRADE, conduzido junto com a FIPE/USP.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO ENGENHEIRO
Chefiou o Departamento de Transporte e Serviços Gerais no período de Maio de 1989 a Junho de 1991. Após breve passagem pela assistência da Diretoria de Administração em 1989, voltou entre junho de 1991 até meados de 1992, quando começou a trabalhar na área de gestão da qualidade.
Na chefia da Assessoria de Planejamento e Gestão Empresarial da Presidência, onde atuou no período de 1985 a 1989, teve a oportunidade de consolidar o planejamento técnico e econômico-financeiro da empresa, introduzindo e desenvolvendo os conceitos de diretrizes e políticas empresarias para o atingimento de metas.
Na chefia do Departamento Técnico da ESCELSA, de 1980 a 1984, trabalhou com coordenação de proteção de sistemas elétricos de potencia e de distribuição. Fez planejamento mercadológico de energia e de sistemas elétricos. Foi o executivo responsável pela implementação de Sistemática de Planejamento de Sistemas Elétricos baseados no DSP-II da Westinghouse (Distribuition System Planning), para priorização de obras e investimentos.
Tendo iniciado-se como profissional na ESCELSA, onde foi estagiário, em 1969, foi engenheiro da distribuição, chefiou a Divisão Técnica de Distribuição e a Divisão de Engenharia de Distribuição e chegou a chefia do Departamento Metropolitano de Distribuição e do Departamento de Engenharia de Distribuição (período de 1970 a 1980).
Nesse período trabalhou na operação, manutenção, projeto construção, comercialização normalização e fiscalização de redes urbanas e rurais de energia elétrica. Trabalhou também com recuperação e recondicionamento de equipamentos elétricos, bem como proteção e medição de sistemas elétricos.
Foi executivo responsável pela implementação dos sistemas gerenciais da distribuição (PRODADIS, SISCON, SISPRIM) e do Centro de Operações da Distribuição (COD) no centro operacional de Carapina (COC).
Cedido para prestação de serviços do DNAEE, em Brasília – DF durante o ano de 1984, trabalhou na fiscalização, inspeção e instrução a diversas empresas elétricas brasileiras, bem como participou dos trabalhos de estabelecimento de Portarias do DNAEE sobre DEC/FEC.
Na Enersul no período de 1998 a 1999 coordenou a área de Planejamento Estratégico, ligado diretamente à presidência e a área de qualidade e gestão por processos.


ENDEREÇO:

Rua João de Souza Lima, 8 Mata da Praia Vitória ES Brasil CEP 29065-100
Telefones: (27) 32276326 e 99326326
e-mail: joseailton@tqm.com.br Página na internet www.tqm.com.br


................................................................................................................................................................................